15 de abril de 2010

TEIA: a rede está formada


Na última semana de março/2010, aconteceu em Fortaleza/CE, a TEIA 2010. O evento cultural uniu aproximadamente 3.500 representantes dos Pontos de Cultura, Ministério da Cultura e Secretarias Estaduais.

Desde 2005, o Ministério da Cultura está implantando o programa CULTURA VIVA. O projeto Ponto de Cultura faz parte do Cultura Viva e consiste na valorização e reconhecimento ações culturais diversas e descentralizadas. O programa apoia ações de pequena comunidades que nunca tiveram acesso aos recursos públicos, como: comunidades indígenas, quilombolas e pequenos municípios do nordeste brasileiro.

A TEIA é o momento em que os Pontos de Cultura se encontram para apresentarem suas ações, discutirem e ampliarem conhecimentos. É o quarto ano que o evento é realizado (São Paulo, Belo Horizonte, Brasilia, Fortaleza) e a riqueza e diversidade apresentadas lá foram debatidas na última terça-feira (13.abr.10) em Guaxupé.

Representantes do Ponto de Cultura “União das Cores da Casa da Criança” e “14 Bis” estiveram na TEIA e dividiram com a comunidade guaxupeana as experiências vividas no evento. “Foram cinco dias de evento e muita troca de informações e experiências” diz Claudinei, coordenador do Ponto da Casa da Criança.

A riqueza das experiências dos Pontos de Cultura podem ser conhecidas também pela internet: http://www.cultura.gov.br/ . Este programa do Governo Lula tem reconhecimento da comunidade latino americana, sendo visto como um programa completo de desenvolvimento social e humano. A atuação de um Ponto de Cultura é tão ampla que atua desde formação cidadã até a geração de rendas.

O programa se baseia na troca de serviços, produtos e experiências para se relacionar com todas as pastas dos Ministérios e entre si. Há grupos de trabalho específicos que discutem Economia Solidária e cursos técnicos, por exemplo, que mostram a riqueza do programa.

Tuany Mancini, uma das produtoras do Ponto de Cultura 14 Bis, considera fundamental participar destes eventos nacionais e dividir a experiência com a sociedade Guaxupeana.

O encontro de terça-feira contou com um bom público e representantes de entidades culturais (como a Casa da Cultura, Associação Viralatas do Samba), do governo municipal, da sociedade civil, de coletivos e imprensa. Todos os presentes se mostraram interessados no assunto e o encontro já começa a dar sinais positivos para o desenvolvimento cultural da região e já se fala em TEIA Municipal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário