18 de junho de 2010

Mostra Minas de Cinema e Vídeo em BH


A VIII Mostra Minas de Cinema e Vídeo é uma realização da Associação Cultural Teia de Textos, em co-realização com a Café Pingado Filmes. No ano em que chega à sua oitava edição, o evento também conta com a parceria do CentoeQuatro, espaço cultural onde será realizado. Ao longo dessa trajetória, a proposta consistente e a programação diversificada do evento lhe permitiram sucesso de público e, portanto, um lugar definido no calendário cultural da cidade.

A Mostra Minas tem como objetivo divulgar o trabalho de cineastas mineiros, abrindo espaço para a exibição de seus filmes em três espaços diferentes: Mostra Homenagem, Mostra Competitiva e Mostra Educação. Neste ano, a Mostra homenageia Gibi Cardoso e premia o longa-metragem Cinema vale sonhos, de Ernane Alves, que constitui uma delicada história sobre a importância da sétima arte na formação humana. Concorrendo entre si, há 14 curtas-metragens inscritos nas categorias ficção, documentário, animação, experimental e vídeo-poema. Na Mostra Educação, serão exibidos curtas realizados por estudantes da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, em oficinas de audiovisual oferecidas durante o segundo semestre de 2009. Dedicado a todos os que querem fazer, ver e discutir cinema, o evento contribui para revelar a qualidade da produção artística mineira, estimulando, em especial, a reflexão sobre as relações entre cinema, literatura e educação, por meio de debates e mesas-redondas.

Encerrada a Mostra Minas, os filmes que dela participam serão exibidos em centros comunitários, restaurantes populares, núcleos de apoio familiar, bibliotecas, escolas etc., com os objetivos de alcançar um público excluído desses bens culturais e, ao mesmo tempo, despertar a todos para a importância do audiovisual na formação de leitores contemporâneos.

Para os realizadores do evento, a imagem de qualidade pode contribuir enormemente para desenvolver leituras da vida e do texto no Brasil atual, principalmente quando consideramos os baixos níveis de leitura de nossa população.

A equipe realizadora da VIII Mostra Minas de Cinema e Vídeo conta com você na difusão das propostas de leitura dessas telas!

Lavínia Resende Passos -
Coordenadora Geral da VIII Mostra Minas de Cinema e Vídeo

Maria Antonieta Pereira -
Coordenadora Geral da Associação Cultural Teia de Textos

Local: CentoeQuatro - Praça Ruy Barbosa, 104 
 Belo Horizonte MG
Data: 24, 25 e 26 de junho
Maiores informações: www.teiadetextos.com.br

ENTRADA FRANCA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário