13 de julho de 2011

Batuqueiros do Ceará em Guaxupé

De 20 a 23 de julho, Guaxupé irá receber os batuqueiros da Caravana Cultural do Ceará, coletivo de pesquisa e difusão artística que reúne arte-educadores, percussionistas, artesãos, dançarinos e pesquisadores com vasta experiência em cultura popular, residentes em Fortaleza. Desde 2003, essa caravana já se apresentou em diversos estados brasileiros e no exterior, como Blumenau, São Paulo, Hungria, França e Itália.

A presença desses artistas na cidade faz parte de um projeto patrocinado pela Prefeitura de Fortaleza que contempla um intercâmbio cultural entre Ceará e Minas, possibilitando geração e troca de conhecimentos sobre o país e, simultaneamente, fortalecendo a diversidade de costumes do povo brasileiro.

“Em 2009, alguns integrantes dessa caravana já estiveram na cidade ministrando oficina sobre os vários ritmos da cultura popular, como maracatu e tambor de crioula”, conta Laise Diogo, produtora do Instituto 14 Bis, parceiro na realização deste projeto em Guaxupé. O Instituto firmou parceria, também, com a Associação Artístico-cultural Viralatas do Samba, com objetivo de direcionar a oficina que os batuqueiros irão realizar, dias 20 e 21, para integrantes dos blocos e escolas de samba de Guaxupé.

De acordo com Sheila Saad, presidente da Associação Viralatas, todos os dirigentes das principais agremiações carnavalescas locais foram convidados a participar, por e-mail e/ou contato telefônico. “Como o número de participantes na oficina é limitado a 30 pessoas, esperamos que todos nossos grupos estejam representados”, diz.

Além da oficina, os batuqueiros da Caravana farão o show Sons do Brasil, sexta, 22, às 20h30, no Teatro Municipal e, sábado, 23, apresentarão o Tambor de Crioula das Marias, a partir das 18h, na Casa da Vó Maria. Ambas as apresentações terão entrada franca. “A proposta é compartilhar os eventos entre o maior número de pessoas, possível. Na festa de São Benedito, em Poço Fundo, por exemplo, a caravana reuniu centenas de pessoas durante a apresentação do tambor de crioula”, relata Laise.

A Prefeitura de Guaxupé, por meio da Secretaria de Cultura, está apoiando a estada da Caravana do Ceará. O secretário de cultura, Marcos David, com esse apoio, espera gerar oportunidade para enriquecer os desfiles de carnaval no ano do centenário do município.

Mais informações pelo telefone: 3551-6669 ou por e-mail: instituto14bis@gmail.com

Saiba mais sobre a Caravana Cultural do Ceará:

(Texto: Sheila Saad)


Confira o arquivo do Instituto 14Bis no primeiro encontro, em 2009, com a Caravana Cultural CE.

 Folias de Reis de Guaxupé se apresentam no 1ºIntercâmbio Cultural - Ceará Minas Gerais

Apresentação dos instrumentos na oficina de Maracatu, que foi realizada na Casa da Cultura
Participantes da oficina de Maracatu no Parque Municipal

Esquentando os tambores para a oficina "Tambor de Crioula"
Marcello Santos, coordenador da Caravana Cultural, e Dora Otaviano,  do grupo musical A Quatro Vozes. Dora é importante parceira na realização desses encontros culturais em Guaxupé.

Apresentação do Tambor de Crioula em 2009. Na foto, os batuqueiros e as coreiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário