31 de agosto de 2012


Arte e Educação




O núcleo de Arte e Educação do Inhotim é um polo promotor de atividades capazes de potencializar a fruição e a compreensão do acervo artístico. Ao mesmo tempo, o núcleo assume, através das atividades desenvolvidas, o desafio de promover o acesso, cada vez mais significativo, a esse acervo artístico.

Ao usar o conceito de acessibilidade, considera-se, principalmente, a acessibilidade cognitiva, ou seja, a possibilidade de compreensão dos códigos da linguagem da arte, o aprofundamento das reflexões acerca dos contextos específicos da produção contemporânea e a oportunidade de fruição a partir de um lugar como o Inhotim.

Desde 2007, o núcleo de Arte e Educação desenvolve programas e projetos em parceira com a Prefeitura de Belo Horizonte, bem como por meio do Fundo Estadual de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Lei Rouanet. Oferece ainda pacotes de serviços tanto pagos quanto gratuitos de visita orientada para interessados em geral e comunidade escolar.

Com o intuito de promover o acesso qualificado dos visitantes aos bens culturais presentes no Inhotim, o núcleo desenvolve ainda o programa Museu em Atividade, destinado aos arte-educadores. Trata-se de pesquisa continuada sobre processos de mediação e elaboração de projetos para as diferentes oportunidades educacionais. Esse eixo contribui para a formação de novos públicos e atores culturais, atuando como catalisador de transformação na esfera coletiva e individual. São oferecidas oficinas de férias, estações de trabalho, visitas temáticas especiais e seminários internos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário