9 de dezembro de 2010

Curso de Iniciação Teatral

Sem motivos para rir

O encerramento do Curso de Iniciação Teatral do Instituto 14 Bis, que tem o apoio da Prefeitura de Guaxupé, aconteceu neste sábado, dia 4, no Teatro Municipal, com apresentação do espetáculo “Sem Motivos para Rir”. Em seguida, aconteceu a cerimônia de entrega dos certificados de participação, com a presença de Mauri Palos e Levi Valderramos, vereadores, e Marcos David, Secretário de Cultura.

Sob a orientação de Laise Vieira, professora e coordenadora do projeto, os alunos apresentaram no espetáculo alguns trabalhos desenvolvidos durante o curso, com textos de Lourenço Mutarelli, Luís Fernando Veríssimo e outros. Mesmo “sem motivos para rir”, a plateia deu boas risadas.

Os atores demonstraram que foram alunos aplicados, e a direção do espetáculo, muito competente. Para o professor Luiz Pazotti de Freitas Smaira, pai da Clara, aluna do curso, tudo que é realizado com empenho e vontade só pode oferecer bons resultados: “Superou minhas expectativas, esperava um teatro amador e não foi”.

“A apresentação, em si, foi um espetáculo, mas, para os envolvidos, mais um exercício aberto de seleção de textos e construção de personagens, contando com espectadores”, explica Laise. Segundo ela, o propósito do curso foi alcançado, “muito satisfatoriamente”. E dá a dica: O Instituto tem o Núcleo de Pesquisa Teatral 14 Bis, para aqueles que quiserem se aprofundar na área.

Neste projeto, o 14 Bis não teve como objetivo final a formação de um espetáculo, mas apresentar aos participantes técnicas teatrais, por meio da consciência corporal e vocal, além das diversas funções envolvidas na produção de uma peça.

No decorrer do ano, o curso ofereceu quatro oficinas práticas - Cores e Batuques do Povo Brasileiro, com Rodolfo Bonifácio; de Interpretação Teatral, com a atriz Natasha Zanetti; de Criação Teatral – Performance, com Nathália Imbrizi e Musicalidade e Ritmo no Teatro, com Jovane Oliveira e Valéria Semar - e teóricas, com profissionais de diversas áreas sobre temas específicos, como Luciano Plez, Lauro Baldini, Adilson Ventura, Aline Moraes, Mauri Palos, entre outros. A equipe contou também com Tuany Mancini, a monitora do projeto, e Faustino dos Santos, que orientou a execução da trilha sonora.

“Existem pessoas com potencial e um espaço adequado, que é o Teatro Municipal. É só seguir em frente, investir na formação e manutenção de um grupo de teatro, que faça várias apresentações durante o ano, para levar mais pessoas ao teatro. Sem motivos para rir foi o ponto de partida”, opina Smaira. Laise concorda: “Hoje em dia, os próprios integrantes do curso sabem apreciar uma peça de teatro.”

Sheila Saad




Nenhum comentário:

Postar um comentário