29 de janeiro de 2011

A piscina rasa - uma cena mal contada - de Ricardo Inhan

Vai a dica de vídeo do espetáculo A piscina rasa - uma cena mal contada, escrito por Ricardo Inhan. Mais informações podem ser conferidas no site do TPA:
http://www.teatroparaalguem.com.br/category/pecas/os-10-dramaturgos-2010/, onde estão também outros trabalhos do núcleo "Os 10 dramaturgos".
O autor, Ricardo Inhan, e o ator, Pedro Stempniewski, são de Guaxupé, e ambos já participaram das edições anteriores da Mostra 14 Bis de Audiovisual, assim como contribuíram com os trabalhos do Grupo Teatral 14 Bis, até 2005. Parabéns pelos trabalhos, parceiros!


 
Sobre o projeto:
Em 2006, o SESI-SP e o British Council firmaram um convênio para a criação de um núcleo voltado à descoberta e desenvolvimento de novos autores teatrais brasileiros – o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council, que iniciou suas atividades em Outubro de 2007. A proposta tem por base uma atuação conjunta de ambas as instituições, incluindo a participação de centros de dramaturgia britânicos tendo em vista um intercâmbio de suas experiências e metodologias com o projeto brasileiro.
 
Os novos autores participam de um programa de formação que consiste em aulas, oficinas e workshops, bem como têm a oportunidade de trabalhar com profissionais convidados – referências do grande painel da produção dramatúrgica contemporânea no Brasil e Reino Unido. Todo o programa está sob a égide da coordenadora literária Marici Salmão.

Dentre mais de 300 textos, foram selecionados os doze melhores para compor a segunda turma do projeto. Dentre os selecionados o mineiro Ricardo Inhan, o mais jovem da turma, de apenas 24 anos (!). Dentro do projeto de formação, desenvolveu o texto “Enquanto o cheeseburguer não vem...”, uma provocativa e violenta análise comportamental da juventude classe média, além de ter sido orientado por Marici Salomão, teve leitura dramática (fechada) dirigida por Yara de Novaes.

Durante o curso além de trabalhar o texto, os novos autores passaram por oficinas com nomes renomados como Luiz Alberto de Abreu, Roberto Alvim, Jandira Martini e os britânicos David Ian Neville e Chris Dollan.

Atualmente Ricardo Inhan, trabalha em um novo texto “Cisão” a partir da obra Woyzeck de Buchnner e aguarda a montagem de outro texto “Tão Pesado quanto o céu”, além de ministrar oficinas de dramaturgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário