8 de novembro de 2011

Curta Circuito - 11/nov


O Ministério da Cultura, a PETROBRAS e a Associação Curta Minas/ABD-MG  apresentam o Curta Circuito 10 anos!
Para iniciar a programação do mês de novembro em Guaxupé exibiremos a sessão: Panoramas 4 [ Ozualdo Candeias – A Margem] dia 11, sexta feira, às 18h, no Cine Teatro 14 Bis, com entrada franca.
Filme que deu origem ao termo Cinema Marginal, “A Margem” retrata quatro personagens à beira de um rio fétido em situações de dificultosa relação e cenários de extrema pobreza. “A Margem” prefigura a inclinação de Candeias (e, por que não dizer, de todo o dito cinema marginal) para retratar os apartados da sociedade. Ao fim do filme, os personagens pobres vão à cidade e daí então vemos o que a sociedade lhes reserva: as pessoas e olhares potentes da beira do rio se transformam em copeiras e funcionários de escritórios. Porém, o que fica é justamente o fora dessa representação e desse lugar de sujeição que a sociedade lhes impõe. O que salta do filme é o que rompe o comum no cinema de Candeias: a presença e força dos marginalizados, que, diante de um mundo atroz e injusto, se embatem, mesmo que não vençam.



A Margem
Ozualdo Candeias, SP, 1967, 96'

Inspirado em acontecimentos reais publicados em jornais populares, o filme aborda o dia a dia da população pobre que vive às margens do rio Tietê, sob o ponto de vista de quatro personagens. Eles observam uma mítica mulher que desce o rio em uma canoa.

Curta Circuito – 10 Anos!!
Data: 11 de novembro
Local: Cine 14 Bis
Horário: 18h
Classificação Indicativa: 16 anos

O Curta Circuito conta com o patrocínio da Petrobras e Cemig através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.
O Projeto é Idealizado pela Associação Curta Minas/ABD-MG.
Este evento foi selecionado pelo Programa Petrobras Cultural.

Para informações adicionais:
Comunicação Curta Circuito – Le Petit Comunicação – (31) 98059625/ (31) 32019665

Nenhum comentário:

Postar um comentário