18 de março de 2011

Atividades do Ponto de Cultura

O Ponto de Cultura 14 Bis iniciou, em fevereiro, suas atividades com a abertura oficial do projeto “Mostra 14 Bis de Audiovisual”, que tem como objetivo estimular a capacidade criativa de jovens e adultos por meio do Audiovisual, na criação de curtas-metragens.

O lançamento do projeto contou com a participação de representantes de diversos órgãos públicos e privados de Guaxupé, além dos convidados e parceiros Célio Turino, Cesar Piva e Claudio Constantino. Em uma mesa-redonda, mediada por Mauri Palos, os convidados puderam compartilhar com o público suas experiências nas áreas de políticas públicas e manifestações artísticas e culturais. Turino, que teve papel fundamental na reformulação do MINC na gestão Gil/Juca ao conceber e coordenar o programa Cultura Viva, dividiu com as pessoas algumas citações de seu livro, em que narra a história de muitos pontos de cultura do Brasil, que ele pode acompanhar. Piva, gestor cultural da Fábrica do Futuro, em Cataguases, abordou sobre suas experiências nos trabalhos coletivos que envolvem audiovisual, tecnologia, políticas públicas e economia criativa. Constantino, gestor cultural da Associação Curta Minas, falou sobre a produção audiovisual de curtas-metragens e sobre projetos desenvolvidos na área.

Além dessa cerimônia, houve também um encontro em que estudantes de escolas particulares e públicas de Guaxupé puderam se inteirar sobre o assunto, por meio de uma palestra ministrada por César Piva e Claudio Constantino.
Estudantes de Guaxupé na palestra de César Piva e Cláudio Constantino no Cine 14 Bis

Neste primeiro ano, a formação do Núcleo de Audiovisual aconteceu por meio de um processo seletivo, que contou com inscrições de Guaxupé e de cidades da região, entre elas, Caconde, Muzambinho, São Sebastião do Paraíso e Guaranésia.

Após a seleção, os participantes do núcleo iniciam neste fim de semana os cursos de capacitação. Tais oficinas darão subsídios técnicos para produção de vídeos que serão inscritos na categoria “Meu Primeiro Filme” e “Produção Regional”, na Mostra de Audiovisual, que acontecerá no segundo semestre. A mostra é o momento em que os integrantes do Núcleo poderão apresentar os seus trabalhos à comunidade e dialogar com ela sobre as atividades desenvolvidas.

A primeira oficina de capacitação será ministrada pela Rocambole Produções Audiovisuais, de São Carlos e o tema é Roteiro e desenvolvimento.

“O 14 BIS aposta na atividade audiovisual como maneira prática e inteligente de mostrar e conhecer a diversidade cultural, fomentando dessa forma a criação de uma rede horizontal de transformação, de invenção, de fazer e refazer, no sentido da geração de uma teia de significações que envolva a todos”, relata o coordenador do projeto Rodolfo Bonifácio.

O projeto é viabilizado por meio dos programas Ponto de Cultura e Cultura Viva, do Ministério da Cultura, com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais.

Cláudio Constantino, Célio Turino e César Piva em entrevista na Rádio Comunitária
Ouça a entrevista:  http://www.87fm.com.br/10022011/

Nenhum comentário:

Postar um comentário