1 de fevereiro de 2010

A impossibilidade da arte e da educação

Adilson Ventura*

Sou professor, o que, de certa maneira, me coloca em umaposição de educador. E essa é uma das três profissões impossíveis, conforme disse Freud. Não que ela seja impossível de se realizar, mas sim no sentido de que não sabemos qual o “produto final” a que ela vai chegar. Isto porque não sabemos exatamente quais os efeitos que a educação fará no sujeito. Mas não há dúvida de que sempre causa efeitos...

Pensando sobre isto, acredito que a arte também ocupa esse tipo de espaço. ela também sempre causa efeitos, em quem produz e também em quem “consome”. Efeitos que fogem de toda e qualquer intenção inicial. Porém, tal qual a educação, a grande importância é que, ao causar efeitos, a arte abre várias possibilidades no sujeito. Sentimentos, sensações, explicações, atitudes, visões de mundo, dúvidas, etc. efeitos que, quase sempre, causam uma certa crise (não no sentido financeiro!) no sujeito. É essa crise (palavra carregada de sentido negativo), é boa ou ruim? É um momento de reflexão e, possivelmente, de ruptura, onde nada fica igual antes. Mas nunca poderemos saber o que modificará e nem como será esse “novo” sujeito.

Então o que podemos fazer é dar condições para que todos os indivíduos de nossa sociedade tenham acesso aos mais variados tipos de educação e arte, para que exista uma mudança em nossa sociedade, em que outras questões também, além da financeira, façam parte da vida de cada um.

*Professor da escola Interativa e Unifeg. Doutorando em Linguística pela Unicap e Poeta.

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